If you have questions or suggestions about our work in Serra do Salitre, please contact:

Green Line Galvani: 0800 77 486 77

COMPROMISSO COM A SEGURANÇA

O sistema de barragens do CMISS é composto pelas barragens de Sabão I (rejeitos) e de Sabão II e Jacu (água limpa). Elas foram construídas utilizando os mais modernos critérios geotécnicos e métodos do mercado, e são dotadas de amplo sistema de controle e instrumentação, automatizado e com monitoramento 24 horas.

As barragens foram projetadas pelas mais renomadas empresas especializadas neste setor, de acordo com as normas, diretrizes e legislações brasileiras e os padrões internacionais de segurança. Os projetos são auditados por empresas externas independentes, que atestam sua adequação técnica e estabilidade. Atestado mais recente: 28/03/2019.

Em caso de necessidade de alteamento, as novas estruturas serão construídas sobre o terreno original (a jusante) e não sobre os sedimentos acumulados na barragem (a montante). Trata-se de um método mais seguro e que oferece maior estabilidade e controle da estrutura.

ENTENDA O QUE SÃO REJEITOS
Rejeitos são resíduos gerados no processo industrial, que não são aproveitados. Assim, são depositado nas barragens, que são construídas para receber o rejeito e a água do beneficiamento do minério.

BARRAGENS MAIS SEGURAS. COMUNIDADES MAIS CONSCIENTES.

O sistema de barragens do CMISS conta com Plano de Segurança de Barragens, composto por cinco volumes, que tratam das medidas e ações preventivas e corretivas necessárias para garantir a segurança e a integridade física das barragens. 

Um desses volumes é o Plano de Ação e Emergência, no qual constam os procedimentos e ações de comunicação que devem ser realizados em situações de emergência, visando à preservação da vida, da saúde, da propriedade e do meio ambiente. 


Essas ações incluem a instalação de sirenes sonoras, de câmeras de monitoramento a jusante e a realização de treinamentos e simulação de situações de emergência com a população das comunidades localizadas a jusante da barragem.   


Todos os laudos, registros e relatórios de monitoramento são protocolados e acompanhados pelos órgãos governamentais responsáveis.

Em cumprimento a legislação em vigor, a Galvani Indústria Comercio e Serviços S/A disponibiliza as informações referentes a sua barragem do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre.

Informações Barragem CMISS- Julho

Informações Barragem CMISS- Setembro